Professores filiados à APEOESP tentam travar ação comunitária em S.Bernardo do Campo - SP.

21:15 Edit This 0 Comments »
Dá pra acreditar?
Há professores que se esqueceram que a Educação é a maior ferramenta para se vencer o capitalismo.
Esses mesmos, querem travar, uma ação comunitária de se montar uma sala de pré-vestibular numa escola estadual em SP. Criticam o governo (com razão), porém deixam suas angústias minimizarem iniciativas importantes que deveriam ser tomadas pelos órgãos do poder e não são.
Os/as estudantes do Ensino Médio não são preparados para prosseguirem seus estudos, ingressando na universidade. Não vou aqui, citar dados alarmantes, quanto a péssima qualidade do ensino público.
O objetivo do cursinho pré-vestibular comunitário é diminuir o distancia que existe, entre os estudantes de baixa renda e o ensino superior. Para isso, foi buscado o apoio de um grupo de professores e alguns, que são membros da APEOSP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em São Bernardo do Campo foram totalmente contra e prometeram não deixar a ideia passar pelo Conselho Escolar.
Faço uma pergunta retórica: É o jovem e a jovem estudante que perde, não é?
Ele/a já vem perdendo desde a educação básica e fundamental;  agora, ao concluir o ensino médio, ou para de estudar, ou vai trabalhar para pagar a faculdade, quando deveria cursar uma faculdade pública.
A proposta do pré-vestibular é uma ação comunitária, surgiu da própria comunidade e está enfrentando o descaso de alguns profissionais.
Deixo aqui o meu lamento, cheio de dor, mas com muita fé em Deus de que esses professores não consigam abafar os sonhos de seus alunos e alunas, já que estão tão ''feridos''. Pelo menos é o que eu acho que justifica o que fizeram.
Sou estudante de Letras, vou seguir a carreira docente e nunca vou deixar de acreditar na Educação, mesmo encontrando pessoas que já perderam o foco: o aluno.


Glauce Machado

0 comentários: