15:39 Edit This 0 Comments »


Ato coletivo. ABC adere à Campanha Nacional de Acessibilidade
no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Com a presença do ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, São Bernardo do Campo sediará no próximo dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um dos eventos mais importantes do ano na Região do ABC para as pessoas com deficiência.

Participe!

Natureza NegritudeAnda

02:40 Edit This 0 Comments »

Quero conservar, cultivar, enaltecer, fazer respeitar, e valorizar as diferenças. O que herdei não vou perder Vou passar à diante as tradições, as raízes e crenças

Acredito, compreendo, não me entrego, desafio e ocupo meu espaço com pretensão. Mudo o que chamam de igualdade.

Ser parecida com os que me oprimem? Não

Não é ter o valor e o poder deles, que me fará igual a eles. Jamais! Esse sonho de igualdade em mim, nunca existiu Sei que sou diferente. Nunca os vi como iguais.

Sou filha de rei e fora de casa não me finjo contente. Brigo, luto, busco com ousadia meu poder, o simples poder de ser livre sem tabus e amarras, na minha essência, meu especial jeito negro de ser

Revelo, surpreendo, instigo, insisto... Minha natureza é linda!

Ainda que cegos se façam a essa força, Caminho e grito:


Negritude, Anda!


Preta Glau



Estatuto da Igualdade Racial

02:00 Edit This 0 Comments »

A comissão especial da Câmara aprovou (9/9/2009) o Estatuto da Igualdade Racial. O texto prevê medidas como o incentivo à contratação de negros em empresas, o reconhecimento da capoeira como esporte, a reclusão de até três anos para quem praticar racismo na internet, o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana e o estímulo às atividades produtivas da população negra no campo. O Projeto de Lei 6264/05 foi o resultado de mais de seis anos de discussão no Congresso. E só foi aprovado depois de um acordo com deputados contrários a alguns pontos da matéria, a comissão votou a redação final do substitutivo com mudanças em relação ao texto original. Entre elas, estão a redução de 30% para 10% da proporção de candidatos negros que os partidos devem ter nas eleições; a retirada da obrigatoriedade de reserva, nos estabelecimentos públicos, de vagas para alunos negros vindos de escolas públicas na mesma proporção dessa etnia na população; e a supressão do inciso que definia quem eram os remanescentes de quilombos. Outra mudança foi a retirada da expressão "igualdade" do dispositivo que trata da contratação de atores negros em produções artísticas. Vc acha que esse Estatudo garante a inserção do negro brasileiro nos níveis de poder??????

A Uneafro participou de forma siginificativa do Grito dos Excluídos em 07 de Setembro

08:33 Edit This 1 Comment »

O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular para denunciar
todas as situações de exclusão e assinalar as possíveis saídas e
alternativas.

Este ano o tema foi “Vida em primeiro lugar: A força da transformação
está na organização popular”.


A UNEafro participou em peso na atividade marcada na Praça da
Sé, no dia 07 de Setembro de 2009, feriado Nacional.

UNEafro e entidades organizam ato contra o Racismo no Carrefour

08:22 Edit This 3 Comments »

A UNEafro-Brasil participará de uma protesto contra o racismo, em solidariedade a Januário Santana, vítima de espancamento, tortura e violência discriminatória praticados pelo Carrefour. O ato ocorrerá na próxima sexta-feira (11/09), às 15h, em frente a sede central do hipermercado, na Zona Oeste, em S. Paulo. Para comparecer ao local da manifestação, pegue o ônibus Real Parque - linha 6418-10, saída da R. Riachuelo, 70, Centro (pelo menos uma hora e meia antes). A concentração será na Rua Easmam, 280, Sede do Carrefour no Brasil, próximo à ponte do Morumbi.

O tema foi abordado em outro ato realizado em Osasco e na Aula Púbica promovida nos últimos dias 03 e 04, pela UNEafro, intitulada "Com Racismo Não Há Independência".

Junto com dezenas de entidades do movimento negro, sindicatos e outras organizações sociais comprometidas com a causa, a UNEafro assina o Manifesto que em relação ao Carrefour requer a retratação a Januário Santana pelo fato ocorrido e pelo que chamam de "tentativa de mitigar a repercussão e a correta apuração do crime", demissão dos envolvidos, inclusive dos que formularam a versão fantasiosa para imprensa, rescisão do contrato com a empresa de segurança responsável pelos funcionários envolvidos e ações afirmativas que permitam acesso e mobilidade profissional ascendente de funcionários negros.

AULA PÚBLICA da UNEafro Brasil

15:46 Edit This 0 Comments »

Lutadoras e lutadores de São Paulo - Dia 03 de Setembro 18h
AULA PÚBLICA da UNEafro Brasil

Será um momento importante de manifestação e protesto Anti Racista.

Atividade de massificação e chamada para o Grito dos Excluídos, que será em 07 de Setembro.

Reiteramos o convite às organizações do Movimento Negro e Movimentos Sociais a comparecerem e partilharem conosco deste diálogo com a população.
Pedimos também que divulguem nos espaços de sua influência.
A Unidade jamais fora tão necessária entre as/os que lutam contra o racismo e contra o capital!

Acesse o nosso site
www.uneafrobrasil.org