Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

00:03 Edit This 1 Comment »

O 1º Encontro de Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas, foi realizado em Santo Domingo (República Dominicana) em 25 de julho de 1992 e definiu-se que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da Mulher Negra, destacando quem somos e como vivemos. Estiveram presentes mulheres negras de mais de setenta países, com o objetivo de dar visibilidade à sua presença nestes continentes.


Temos que romper o mito da mulher universal, pois a opressão de gênero vivenciada pelas mulheres negras deixou de ser uma dor calada.


O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, é superior a uma data comemorativa e consolidar essa data representa o empoderamento das mulheres negras, fora da sua verdadeira nação de origem.


Vamos combater a falta de oportunidade, a falta de direitos e acabar com a depreciação de nossas vidas, apresentada pelo racismo.


Além desses desafios, as conquistas apresentadas pelas organizações de mulheres em diferentes instâncias, tanto grupos locais, regionais ou nacionais, temos abertas novas perspectivas para uma realidade mais justa. Isso será possível, quando as diferenças forem consideradas riquezas e não utilizadas como sinônimo de inferioridade. Cada mulher negra tem que se sentir assim, “uma riqueza” pelo o que é, por ser como é e por ter o que tem: a força, para sobreviver como sobrevive.


Evidenciar a etnia, suas especificidades, aumenta o ponto de visão. Estamos além da posição que tentam nos impor, atuando dentro de um espaço desigual, lutando por políticas públicas que garantam a igualdade e o controle social.



“Sozinhas, temos a INDIGNAÇÃO diante das

desigualdades. Juntas, temos FORÇA, ESPERANÇA

e ALEGRIA para dar continuidade à LUTA!”

Glauce Machado

1 comentários:

Nat.girl disse...

Levanten-se mulheres! Ergam-se! Vamos à LUTA!
É isso aí mãe Glau