Adoro essa minha liberdade, enquanto cativa.

18:59 Edit This 1 Comment »
Estou presa a um amor, 
sendo livre para ser quem eu sou.
Não preciso de caras, farças, 
forças pra soltar as amarras 
- não existem.
Tenho tudo que quero, 
recebo na medida e dou 
sem pensar em contrapartida.
O amor a quem me prendi 
é tudo pra mim.
Quem resiste a um amor assim?


Preta Glau

22:55 Edit This 1 Comment »
"Tenho interesses escusos, desejos impuros... 
Algo inacabado à completar...
Uma imagem a me atormentar... 
Quero o cheiro do ópio, o gosto do ódio e vc pra equilibrar." 
Preta Glau

______________________________________________

"Sou filha de rei, ñ se engane!"

Você me contesta, me irrita. 
Quero meus desejos concedidos, meus caprichos atendidos.
Isso me alegra, me anima.
Sou mimada sim, reconheço. 
Acredito, mais que isso, mereço.
Preta Glau

_______________________________________________

"Sou um traço fora da linha. Uma peça fora do quebra-cabeça. 
Tenho um verso no inverso e uma rima que não rima, quando procuro harmonia com o tradicional." Preta Glau

_______________________________________________


Quando dizer "Eu te amo"?

22:39 Edit This 0 Comments »
Oi galera que não consegue dizer EU TE AMO.


Se já se sente o desejo de dizer é porque o amor já existe forte e verdadeiro, certo?
Não. Errado!
Às vezes, há a necessidade de cumprir um protocolo dentro da relação e aí fica confuso.


Tenho que dizer ou ouvir as palavras mágicas, pra quê? Não que eu ache que elas não devam ser ditas, pelo contrário, mas visitei um blog e todas as postagem eram sobre o medo de dizer ou a falta de se ouvir. 

Deixei lá a minha contribuição (ou não) e vim aqui rapidinho dizer: 

"Preocupem-se em viver com intensidade a relação, fazendo do coração do outro ou da outra o seu coração.
Aos poucos, cada coisinha vai sendo acrescentada, naturalmente vem um eu te adoro, eu te adoro muito, eu mais que te adoro, eu te amo… ops… saiu… sem perceber… rsrsr"


Glauce Machado

Dia 24 de Julho: Reflexão sobre a Luta das Mulheres Negras

14:05 Edit This 0 Comments »


A História do 25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Afro-Caribenha

Entre os dias 19 e 25 de julho de 1992, mulheres negras de mais de 70 países reuniram-se na Republica Dominicana para a realização do 1º encontro de Mulheres Negras da América latina e do Caribe com o intuito comum de dar visibilidade à presença da mulher negra nestes continentes, possibilitando também a discussão de temas relativos à condição destas mulheres, principalmente na denúncia do racismo.
As mulheres negras organizadas nos movimentos sociais e feminista têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data procurando combater a falta de oportunidades e de direitos, a depreciação e a diminuição da vida apresentada pela ideologização do racismo, além da opressão de gênero vivenciada pelas mulheres negras latino-americanas e caribenhas.
Marcha Mundial das Mulheres na luta por um mundo livre de capitalismo, machismo, homofobia e racismo, reafirma seu compromisso com a luta pela igualdade entre mulheres e homens de todas as raças e etnias, além de fortalecer a luta das mulheres em toda a América Latina e Caribe.

Saudações Feministas

Professores filiados à APEOESP tentam travar ação comunitária em S.Bernardo do Campo - SP.

21:15 Edit This 0 Comments »
Dá pra acreditar?
Há professores que se esqueceram que a Educação é a maior ferramenta para se vencer o capitalismo.
Esses mesmos, querem travar, uma ação comunitária de se montar uma sala de pré-vestibular numa escola estadual em SP. Criticam o governo (com razão), porém deixam suas angústias minimizarem iniciativas importantes que deveriam ser tomadas pelos órgãos do poder e não são.
Os/as estudantes do Ensino Médio não são preparados para prosseguirem seus estudos, ingressando na universidade. Não vou aqui, citar dados alarmantes, quanto a péssima qualidade do ensino público.
O objetivo do cursinho pré-vestibular comunitário é diminuir o distancia que existe, entre os estudantes de baixa renda e o ensino superior. Para isso, foi buscado o apoio de um grupo de professores e alguns, que são membros da APEOSP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em São Bernardo do Campo foram totalmente contra e prometeram não deixar a ideia passar pelo Conselho Escolar.
Faço uma pergunta retórica: É o jovem e a jovem estudante que perde, não é?
Ele/a já vem perdendo desde a educação básica e fundamental;  agora, ao concluir o ensino médio, ou para de estudar, ou vai trabalhar para pagar a faculdade, quando deveria cursar uma faculdade pública.
A proposta do pré-vestibular é uma ação comunitária, surgiu da própria comunidade e está enfrentando o descaso de alguns profissionais.
Deixo aqui o meu lamento, cheio de dor, mas com muita fé em Deus de que esses professores não consigam abafar os sonhos de seus alunos e alunas, já que estão tão ''feridos''. Pelo menos é o que eu acho que justifica o que fizeram.
Sou estudante de Letras, vou seguir a carreira docente e nunca vou deixar de acreditar na Educação, mesmo encontrando pessoas que já perderam o foco: o aluno.


Glauce Machado

A VERDADE SOBRE JOSÉ SERRA E A EDUCAÇÃO PAULISTA

20:28 Edit This 0 Comments »
Estamos em ano de eleição, portanto, é hora de prestarmos atenção aos possíveis candidatos para que o nosso voto não seja motivo de mais mazelas sociais causadas por más administrações. Sabemos, no entanto, que manter-nos informados quanto ao que realmente acontece em nossa sociedade não é tarefa fácil, uma vez que boa parte da grande mídia está a serviço do capital e de partidos políticos – geralmente conservadores.Como o PSDB
É por essa razão que, por meio desse e-mail, queremos informar a todos o que realmente acontece na educação paulista, uma vez que possivelmente o Sr. José Serra se candidatará ao cargo de presidente da República neste ano.
Acreditamos na Internet como um meio eficiente de fazer ouvir a nossa voz, quando o governo e a mídia, por conta dos seus interesses eleitoreiros, querem nos calar e difamar a todo custo.
Um exemplo dessa atitude criminosa da mídia golpista é a matéria que, recentemente, foi publicada no Estadão. Dentre outras insinuações, o jornal
acusava os professores da rede estadual de entrar em greve como um pretexto para ficarem de “braços cruzados”, um jeito “sutil” de classificar a categoria como preguiçosa.
O jornal “esqueceu-se”, no entanto, de contar aos leitores os reais motivos da paralisação dos professores. Este e-mail, portanto, pretende impedir a manipulação asquerosa promovida por esse e por outros jornais de grande circulação, contando o que de fato acontece nos estabelecimentos de ensino do estado de São Paulo e que motivou a greve.

SEGREGAÇÃO DA CATEGORIA

O governo Serra dividiu os professores em categorias com letras sugestivas como O de otário, L de lixo, F de f*****, etc, como se fôssemos gado marcado a ferro quente nas costas com as iniciais do dono.
O intuito disso é muito simples: segregar a categoria, jogando professores uns contra os outros, numa clara tentativa de enfraquecer a categoria, facilitando a aplicabilidade dos desmandos do governo tucano.
A verdade, no entanto, é uma só. Somos todos professores, e temos – ou deveríamos ter pela lógica mais pueril – os mesmos direitos. Na prática, porém, não é o que acontece depois da invenção das malfadadas “letrinhas”. Cada categoria de professores é totalmente diferente da outra.

A DUZENTENA

Os professores da categoria O, por alguma razão ilógica que ainda estamos tentando compreender, após término de contrato terão que ficar 200 dias afastados das salas de aula. Isto significa que, se um professor está cobrindo uma licença de três meses, após esse período cessa o contrato e ele precisa ficar 200 dias em casa.
As perguntas óbvias que surgem imediatamente são: Acaso deixaremos de precisar trabalhar durante 200 dias? Nossos filhos deixarão de comer durante 200 dias? Sob quais argumentos o governo aprovou uma lei tão absurda e sem sentido?
O que parece é que a lei é um desestímulo a que os professores participem das atribuições de aula, e cubram licenças como professores eventuais, o que acontece muito.
Isso porque um professor contratado exige que se recolha INSS, que se pague horas de HTPC, dentre outros benefícios que o eventual não tem. 

MATERIAIS DE PÉSSIMA QUALIDADE

Há alguns anos o governo tucano de São Paulo vem enviando às escolas revistas com aulas já prontas – tirando toda a autonomia e liberdade do professor. Tais revistas são de péssima qualidade, apresentando erros grotescos, propondo exercícios patéticos que pouco ou nada contribuem para o avanço dos alunos.
SARESP NÃO MOSTRA A REALIDADE DOS ALUNOS PAULISTAS

Os índices do IDESP – que somam índice de aprovação de alunos e desempenho na prova do SARESP – estão longe de revelar a realidade das salas de aula no estado de São Paulo. A verdade é que, com a progressão continuada, isto é, a obrigatoriedade de aprovar um aluno de um ano a outro, a menos que este exceda o número de faltas permitidas, é muito fácil manter um índice alto de aprovação de alunos, sem que isso signifique necessariamente que eles possuem as competências e habilidades que deveriam possuir.
Ademais nos resultados do SARESP o que vemos são textos asquerosos que tentam intensificar avanços pequenos, e minimizar atrasos significativos. Ademais o governo tem o mau hábito de atribuir a suas políticas educacionais os méritos dos avanços dos alunos, e lançar apenas ao professor a responsabilidade pelos regressos.

SALAS LOTADAS

Há um grande número de alunos por sala de aula, o que dificulta o trabalho dos professores, fazendo com que o ensino não tenha a mesma qualidade que poderia ter caso o número de alunos fosse reduzido. 
Além disso o governo prometeu que colocaria dois professores por sala na primeira série do Ensino Fundamental I, e isso não é o que temos visto. Ao contrário, o que vemos são PEBs I com 
40 crianças de cinco e seis anos sem que haja o prometido professor auxiliar..e não pense que é só nas PEBs I que encontramos esses números absurdos de alunos não!!!

PROVÃO DOS ACTs

Está claro que o governo pretende com o provão dos ACTs passar a ideia ilusória de que os supostos “professores incompetentes” serão afastados das salas de aula, o que seria um avanço na educação, uma inovação desse governo. Isto porém não passa de mais uma medida para fazer com que o povo acredite que a educação está melhorando graças ao governo Serra. Também é um meio de jogar a responsabilidade pela falência da educação sobre as costas dos professores, classificando-os como incompetentes, para não assumir a parcela farta de culpa do governo tucano que sucateou o ensino.

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E VALE-TRANSPORTE

Quanto a essa parte não é preciso dizer muita coisa. Não é à toa que os colegas apelidaram o vale-refeição de “vale-coxinha”. 
Quem consegue receber o “benefício” sabe que ele é tão vergonhoso quanto o nosso salário. E aí dar mais aulas ou ultrapassar o "limite" de salário para receber o vale-coxinha ou ficar com o vale-coxinha e dar menos aulas? Difícil escolher entre as duas mixarias!!!!

PROPAGANDA ENGANOSA

O governador José Serra,do 
PSDB com claros interesses eleitoreiros, tem veiculado propagandas na mídia que mostram uma realidade falseada da educação paulista. Nessas propagandas o salário dos professores é ótimo, a educação avança vertiginosamente, etc.
Na prática qualquer professor sabe que isso não é verdade.

SALÁRIOS MISERÁVEIS

Freqüentemente somos acusados pela mídia golpista a serviço do PSDB de mercenários, simplesmente porque lutamos por salários dignos. Parece que a imagem que se tem do professor é a mesma do “voluntariado”.
Nós professores temos famílias para sustentar, temos contas a pagar, dedicamo-nos não somente dentro da escola, mas também em nossas casas, já que é no lar que nos atualizamos, corrigimos trabalhos, planejamos aulas.
O salário base de um professor hoje não chega a R$ 950,00, o que é muito pouco para um trabalho que exige de nós muito tempo.

FALTA DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA EFETIVAÇÃO

Vem do período da ditadura militar essa insistência em manter professores temporários na rede. Hoje esses professores são parte significativa de todo o efetivo da categoria. O número de temporários ultrapassa os 80.000 professores.
Isso gera algumas dificuldades na hora de aposentar-se, e não dá acesso a alguns benefícios que o efetivo tem.
É verdade que agora – em ano de eleição – o governo realizará um concurso público para efetivação de professores. No entanto o número de vagas é ridículo, pouco mais de 10.000. Precisamos de muito mais vagas para substituir todos os temporários da rede, então só pensando um pouquinho...já sabem de quem serão as vagas..tempo de serviço não conta?

PROFESSORES NÃO FORMADOS ATUAM NA REDE

O governo, que vez ou outra coloca professores de “reforço”, como está acontecendo com os educadores da disciplina de matemática, e que quer demonstrar tanto rigor na contratação de professores com provas eliminatórias, na verdade permite que alunos de faculdade – ainda não formados – bacharéis e tecnólogos – que não passaram em sua graduação por disciplinas relacionadas à prática pedagógica, lecionem tranqüilamente na rede pública.

Preste muita atenção em quem você vai votar.
A mídia e o governo estão tentando jogar a sociedade contra os professores, ao mesmo tempo que tentam abafar as reais dimensões da greve para que a imagem do “candidato das elites” não saia arranhada e atrapalhe suas pretensões políticas.

PSDB-NUNCA MAIS


É isso!

14:26 Edit This 0 Comments »
SOU UM RISCO FORA DA FORMA.
NÃO ME AGRADA A NORMALIDADE PADRÃO.
FUJO DAS REGRAS PARA NÃO MUDÁ-LAS.
QUER ME VER BRAVA, ME OBRIGUE A SEGUIR QUALQUER CONVENÇÃO.

ADORO MITOS PARA DESMISTIFICAR
VERDADES PARA CONTESTAR
MENTIRAS PARA PROVAR
ÓDIO PARA ENTENDER
AMOR PARA CONVENCER
O CÉU PARA EVITAR
O INFERNO PARA MERECER
LEIS PARA INFRINGIR
VOTOS PARA ANULAR
PARADIGMAS PARA QUEBRAR
...
...
...
E ETC, ETC, ETC

SOU PEÇA FORA DO QUEBRA-CABEÇA QUE MONTA O JOGO.

Encerramento da Marcha Mundial das Mulheres dia 18 de Março ás 16h no Estádio do Pacaembú

14:17 Edit This 0 Comments »

Solidariedade, virtude de todos os seres.

13:57 Edit This 0 Comments »
Há quem diga que solidariedade não se trata de um sinônimo moderno para o voluntariado, já que esta forma de ação é, na verdade, um de seus produtos.
Também não é caridade, compaixão ou assistencialismo. Na verdade, ela vai além de tudo isso. Solidariedade é enxergar o grupo como algo sólido, interessar-se pelos outros e fazer algo por eles.
Não é apenas um sentimento, mas uma postura diante da vida, uma disposição para se colocar como alguém que não está sozinho.
Sabemos que existem diversas formas das pessoas ajudarem e serem solidárias. Sabemos ainda que estas ações independem da idade, profissão, escolaridade de cada um ou condição social. Dependem, isso sim, da boa vontade e do desejo de querer fazer algo por alguém.
Assim é um dos trabalhos do Projeto NAC – Núcleo de Ação Comunitária. Sua atividade principal é oferecer Cursinho Pré Vestibular Comunitário, trabalho feito 100% por voluntários, beneficiando assim, jovens e adultos que desejam ingressar no Ensino Superior.
Vale lembrar que o NAC – Núcleo de Ação Comunitária, não recebe qualquer ajuda oficial. Os recursos financeiros são oriundos de uma simbólica contribuição que o grupo de estudantes dispensa mensalmente. Desse recurso é oferecido lanche e almoço para todos e um pequeno auxílio para o transporte do/a professor/a que necessita.
Livros didáticos do Ensino Médio e Apostilas de Cursinhos, são doados pelo grupo de solidários/as ao NAC.
O Projeto existe desde 14 de Abril de 2007 e já beneficiou dezenas de pessoas, que hoje estão
estudando em universidades públicas através do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e universidades privadas através de um convênio de bolsas de estudos com a UNEafro – União de Educação Popular.
Temos o compromisso social de lutar por políticas públicas, ações afirmativas que garantam não só o acesso das pessoas de baixa renda no ensino superior, mas também por programas que os ajudem a permanecer nas universidades, visto que o custo com transporte, alimentação, livros e apostilas é muito alto.
Enquanto não houver um sistema governamental que garanta suprir essas necessidades de modo geral, o NAC conta com a Solidariedade de todos que possam contribuir.

Faltam-nos alguns recursos, como:
TV
DVD
DATA SHOW
Itens para o LANCHE e ALMOÇO
LITERATURAS das culturas afrobrasileira e africanas, para que possamos atender a lei 10.639/3
TRANSPORTE para atividades extras classe
PALESTRANTES



NAC – Núcleo de Ação Comunitária
Rua Padre Leo Commissari, 288
Jardim Silvina – S.B.Campo – SP
Dentro do Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari
3409-0365

Conselhos de mim

17:42 Edit This 0 Comments »
Para sorrir e deixar tudo fluir
Basta acreditar e se arriscar
Dizer não ao que era o primeiro plano
Aquele que te apresentaram “por engano”
Não era pra você!
Ter que se conformar com as limitações
Sentir medo de tomar decisões
Cada passo hoje, é seu
As consequências também são responsabilidades suas
Cada ação gera uma reação
À medida de suas escolhas, surgem novos
Caminhos que mudam seu destino
Ele está na palma de sua mão
As linhas, o caminho, mostram várias saídas, mas...
Você quer sair?
Ou...
Você quer chegar?
Sabes ao certo onde estás?
Para sorrir e deixar tudo fluir é bom saber
Onde está e onde quer chegar
É bom acreditar e se arriscar, mas
Procurar saber onde pisar
Suas escolhas devem ser de alguém que tem poder,
O simples poder de ser feliz!



Preta Glau